sábado, 11 de junho de 2011

Empresa de Design de Automóveis: Fiat

Fiat

Fundada por Giovanni Agnelli, em11 de Julho de 1899. As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros.

Fiat como empresa 0.0

Produção de automóveis e componentes;

Produção para mercado nacional;

Poucos modelos de carros;

Alto custo de produção por carro;

Rígido controle interno.



Fiat como empresa 1.0

Contratos de longo prazo;

Produtos de alta qualidade e com constância;

Foco na atividade;

Produção para mercado nacional e internacional;

Criação de novos modelos de carros;

Estruturação em projetos - produção integrada;

Estava mais voltada para os clientes.




Fiat como empresa 2.0

Aumento da diversidade de carros;

Programas de qualidade;

Uso da internet na divulgação (redes sociais, sites, blogs);

Design colaborativo de carros (partipação de clientes);

Pedidos via internet de carro customizado para o cliente (monte seu carro).



6 comentários:

  1. Acredito que o grupo caracterizou bem a Fiat nos 3 estágios.

    No estágio 2.0 da empresa ela pode utilizar várias ferramentas sociais. Ela pode utilizar, por exemplo, ferramentas como o Twitter e o Facebook para divulgação do novos produtos, uma vez que essas são duas ferramentas muito populares.

    Além disso, como o grupo citou, é muito importante a utilização do próprio site da empresa para interação com o cliente: ele pode customizar e pedir seu carro via internet ou oferecer feedback à empresa.

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar também que a Fiat recentemente lançou o projeto Fiat Mio (http://www.fiatmio.cc/) divulgado amplamente nas redes sociais, como Twitter e Facebook. E esse projeto levou em consideração justamente a característica citada pelo grupo, o Design Colaborativo de Carros (participação dos clientes). No projeto vários clientes ao redor do mundo enviaram idéias para a Fiat e a partir dessas idéias foi desenvolvido um carro conceito.

    ResponderExcluir
  3. A característica mais interessante de uma empresa 2.0 é sem dúvidas a dinâmica do acesso e participação dos clientes na elaboração do produto. No caso da FIAT, empresa amplamente estabelecida no mercado, as características de Design colaborativo de carros (partipação de clientes) e Pedidos via internet de carro customizado para o cliente (monte seu carro) são essenciais para a satisfação e aumento da clientela.

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que as redes sociais amplamente utilizadas na dinâmica da web 2.0, twiter, facebook, orkut, são ferramentas que podem e devem ser usadas, no caso da FIAT, para se estabelecer no mercado de forma mais ampla e eficiente.

    ResponderExcluir
  5. Além das já citadas ferramentas, a Fiat poderia também utilizar o Foursquare, pois se trata de uma rede social baseada na localização do usuário, o que pode ser interessante para uma empresa de carros.

    ResponderExcluir
  6. É muito interessante analisar o comportamente de empresas que estão inseridos em um mercado super competitivo. Analisar como a utilização da internet é fundamental para o estreitamento da empresa com o cliente, além é claro, da divulgação dos produtos.

    ResponderExcluir