domingo, 8 de maio de 2011

Sintese: A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NUM CURSO A DISTÂNCIA

Nesse artigo é retrado as diversas tecnologias que são ultilizadas no Ensino a Distância!

Entre outros, mostra uma estrutura de desenvolvimento de um curso EAD.

Abaixo encontra-se 3 quadros comparativos que faz um resumo bem legal sobre a contribuição do artigo.

As tecnologias disponíveis para a Educação a Distância

Material Impresso

Livros-texto, guias de estudo, livros , fax

Voz/áudio

Telefone, correio de voz, audioconferência, fitas de áudio, rádio

Computador/dados

Correio eletrônico, cursos baseados na web, CD-ROM, videoconferências, ambientes/softwares de colaboração

Vídeo

Videotape, transmissão via satélite, microondas, vídeo em broadcast, vídeo de mesa (desktop vídeo)

Fonte: UFPR, 1999


Pontos Fortes e Pontos Fracos das Diferentes Mídias


Pontos Fortes

Pontos Fracos

Impresso

Barato; Denso em informações; Confiável; Uso controlado pelo aluno

Passivo

Áudio/

Vídeo

Dinâmico; Denso em informações; Uso controlado pelo aluno; Experiência “viva” em termos visuais

Tempo de desenvolvimento/Custo

Rádio/

Televisão

Dinâmico; Distribuição em massa

Tempo de desenvolvimento/Custo;

Uso em real-time

Teleconferência

Interativo; Participativo

Complexidade; Não confiável; Uso em real-time

Computa-dores

Multimídia; Dinâmico

Necessidade do equipamento; Tempo de desenvolvimento/Custo

Fonte: baseado em Moore e Kearsley (1996)


Comparação entre propostas de EAD


Internet

Videoconferência

Teleconferência Interativa

Streaming

Investimento

Baixo

Médio

Alto

Baixo

Rentabilidade

Baixa

Discutível

Alta

A apurar

Economia de escala

Média

Baixa

Alta

Média

Tempo de implementação

Médio

Médio/Alto

Pequeno

Baixo

Agregação de conteúdo

Trabalhosa

Relativamente complexa

Simples

Simples

Interatividade

Mediante chat e e-mail

Visual

Via hardware e software

Mediante e-mail e chat

Abrangência

Média

Pequena

Grande

Média

Aplicabilidade

Geral

Pós-graduação, tele-reuniões

Extensão, cursos abertos

Geral

Amigabilidade

Específica a internautas

Média

Grande

Boa para internautas

Capilaridade

Grande

Pequena

Média

Grande

Principal veículo

Web

Linha telefônica de banda larga

Satélite

Web

Uso no Brasil

Generalizado

IES e empresas

Incipiente

Incipiente

Fonte: baseado em Rocha e Costa Neto (2002)

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