segunda-feira, 9 de maio de 2011

Produção: Vídeo digital e ensino a distância

Os inúmeros formatos existentes e os vários recursos multimídia, fazem dos vídeos digitais, uma excelente ferramenta para a divulgação e compartilhamento de informações (conhecimento, experiência, tutoriais, entretenimento e etc). No ensino a distância, os vídeos digitais tem um papel fundamental, possibilitando um contato (no mínimo visual) entre aluno e professor, encurtando assim distâncias que poderiam ser o empecilho pra o aprendizado.
Hoje já é possível uma interação muito maior entre as partes no aprendizado virtual, através do uso de chats, blogs, fóruns e principalmente através dos recursos de interatividade dos vídeos digitais(transmissões ao vivo, videoconferência). A facilidade de produzir(basta ter uma câmera em mãos, um celular ou uma webcam disponível) ,editar(são inúmeras ferramentas de edição profissionais e gratuitas) e publicar(são inúmeros os serviços de divulgação..blogs, redes sociais e aplicações específicas e são inúmeros os serviços de codificação e conversão de vídeos) vídeos digitais fazem com que isto seja uma tendência que veio pra ficar e será melhorada constantemente com o avanço da tecnologia e as mudanças no cenário da web.
A educação virtual só tem a ganhar com a utilização dos vídeos digitais, que são uma maneira atrativa e eficiente de repassar conhecimentos. Deve-se destacar também os tutoriais, também conhecidos como vídeo-aulas , que são encontrados em grande número na web e facilitam o nosso dia, nos colocando a parte de conhecimentos(como fazer, o que usar, o que é) que demoraríamos para adquirir sozinhos ou talvez até não fôssemos capazes de obtê-los sem ajuda de alguém com experiência no item desejado.
Para concluir segue um vídeo publicado no youtube que mostra as características dos "estudantes" nesse contexto do uso de mídias digitais no ensino e acesso a informação.

Um comentário:

  1. Temos acompanhado um importante avanço das mais diversas mídias. Atualmente, estando em qualquer lugar ou momento podemos nos surpreender com imagens sobre qualquer tema ou individuo. A privacidade já não exite, pois com uso de um recurso como telefone, máquina fotográfica, e outros podemos captar "gafes", "pronuncias equivocadas", discurso indevidos, flagrantes de corrupção, traição, etc., está tudo disponível online através de vídeos.
    Mas voltando ao exemplo que vocês apresentaram, "videos para educação à Distancia". Tendo em vista a grande vantagem de disponibilizar aulas e vídeos educativos aos alunos que por motivos quaisquer optam por fazer cursos a distancia, admiramos e até consideramos muito positivo esse avanço, mas levando em consideração o acesso à internet, muitas vezes sem acompanhamento, que as crianças possuem no dias atuais, como vocês consideram a interferência dessas mídias no processo de educação das crianças?”

    ResponderExcluir