sexta-feira, 1 de abril de 2011

Conclusão da Atividade 1: Conhecendo o conhecimento

As postagens referentes à “atividade 1: conhecendo o conhecimento” publicadas no nosso blog tiveram como pano de fundo o atual estágio da nossa sociedade, no qual cada vez mais tem valor a informação e/ou conhecimento encontrado de forma rápida e abundante nas mídias sociais,principalmente na web. Aquilo que antes só podíamos encontrar em mídias tradicionais (livros, revistas, TV, rádio, jornais e etc...), hoje se encontra espalhado pela “grande rede”, muitas vezes até em excesso e quase sempre necessitando de uma filtragem ou recombinação de conteúdos que podem estar fragmentados. Mas nos dias de hoje é fundamental que estejamos atentos a esse fluxo de dados que cada vez mais deixa de ser um reservatório como já o foi um dia. Hoje as fontes de conhecimento são inúmeras, as vertentes de opiniões são várias e com isso temos também o dever de avaliar as informações e analisar muito bem as fontes da mesma antes de tê-la como verdadeira.

Os tradicionais leitores e/ou expectadores da informação se tornam seguidores, consumidores e co-autores do conhecimento devido á facilidade de se publicar. O valor e o alcance da informação nos dias de hoje é inestimável e pode causar conseqüências grandiosas, como influenciar decisões e comportamento, e também formar uma imagem positiva ou negativa de algum produto e/ou serviço.

"Hoje o conhecimento já é a economia. É o bloco de construção da nova sociedade" - Antonio Mendes Ribeiro.

Chegamos à conclusão que absorver todo o conhecimento encontrado nas mídias é tão impossível quanto desnecessário, o que devemos fazer sem dúvida nenhuma é utilizarmos as inúmeras ferramentas disponíveis para selecionar aquilo que é útil e também reunir esse conhecimento espalhado. Nesse contexto também é imprescindível termos a capacidade de inovar e sabermos como utilizar os recursos atuais para publicação, compartilhamento e reunião de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário