terça-feira, 29 de março de 2011

Mídias: conhecimento e comportamento

A cada dia que passa se torna mais importante o papel da mídia digital no compartilhamento e acesso à informação, antes só encontrada em livros, revistas, jornais e através de relatos e experiências pessoais. Com isso há uma mudança na forma como as pessoas interagem e compartilham conhecimento.Na web vemos isto claramente,os que antes eram chamados de “leitores” se transformam em “seguidores” e até “autores”, porque a facilidade de publicação nos dias de hoje é imensa, os meios de publicação de mídia digital são incontáveis (redes sociais, blogs, wikis...) e os recursos são inúmeros (vídeos, animações, gráficos, tabelas,mapas mentais,imagens, texto, som....).Com isso um vasto acervo de dados e informações encontra-se disponível em qualquer lugar ,para qualquer pessoa e a qualquer hora,podendo as mídias portanto serem consideradas colaborativas.As mídias tradicionais(hierarquicas)como jornais e revistas e as sociais(dinâmicas) como as aplicações a web até o momento se complementam e coexistem.Devido à sua popularização, cada vez se torna mais importante para as empresas voltarem sua atenções para as mídias, atingirem diretamente seu público alvo,e manter sua "imagem limpa" nas mídias,o que nos faz pensar: Além de sua importância para o compartilhamento e divulgação da informação,qual o impacto do conhecimento disponibilizado nas mídias digitais no comportamento do "seguidor" ou consumidor(no caso de produtos,seviços, empresas....)?

Um comentário:

  1. A maneira como as mídias mostravam as informações até então eram bastante eficientes. Porém, no dia de hoje, as pessoas passam mais tempo em frente ao computador, com ou sem necessidade.

    Além disso, com a falta de tempo constante devido aos "avanços" da vida moderna, precisa de informação cada vem mais resumida. Isso sem contar com o apelo por mais democracia e discussão de opiniões, seja pelo amadurecimento do ser humano em si e seja pela evolução da computação, que nos disponibiliza recursos para que tudo isso ocorra.

    ResponderExcluir